metallica

Metallica: 17 anos de "S&M"

08:23Brazil Magnetic


Hoje, 23 de novembro de 2016, o álbum duplo e ao vivo do Metallica, "S&M", completa 17 anos de seu lançamento. O disco traz um registro que a banda fez juntamente com a Orquestra Sinfônica de San Francisco gravado nos dias 21 e 22 de abril de 1999 no Berkley's Community Theatre. O título do álbum nada mais é do que a abreviatura para Symphony & Metallica.

Produzido por Bob Rock, James Hetfield, Lars Ulrich e Michael Kamen, o álbum, além dos clássicos do Metallica em versão "sinfônica", traz ainda duas faixas inéditas: "Minus Human" e "No Leaf Clover".

Um mês e meio depois de ter sido indicado à calçada da fama de San Francisco, que rendeu à homenagem do prefeito da cidade na época, Willie Brown, decretar o “Dia Oficial do Metallica” em San Francisco, a banda fez duas apresentações com a San Francisco Symphony Orchestra, na época conduzida por Michael Kamen.

Aliás, o regente já trabalhara com a banda oito anos antes, quando trabalhou com Bob Rock em "Nothing Else Matters", no clássico "Black Album". Além disso, Kamen também foi responsável pelo arranjo erudito na versão que o Aerosmith fez de "Dream On" para a Mtv.
Apesar de ter sido lançado há 13 anos após a morte de Cliff Burton, a ideia de combinar o Heavy Metal com uma abordagem clássica foi do saudoso baixista. O amor de Burton pela música clássica, em especial Johann Sebastian Bach, pode ser apurada em partes instrumentais em composições do Metallica, principalmente em canções de "Ride The Lighning" e "Master Of Puppets". A outra inspiração veio do lendário "Concerto For Group And Orchestra", do Deep Purple, lançado em 1969.
Além das duas inéditas, o disco traz um tema de Ennio Morricone na introdução - "The Ecstasy Of Gold" e 18 clássicos dos mestres do Trash Metal. Enfim, é mantido o mesmo peso, porém, com orquestra e o público para fazer os backing vocals. Mas a versão de "Of Wolf And Man" nesse álbum ficou sensacional.

Vale também mencionar as alterações feitas em "The Thing That Should Not Be", onde o segundo verso e o refrão foram removidos e teve o terceiro verso tocado em seu lugar.
Embora tenha canções melhoradas da fase "Load", "S&M" tem seus "pecados", como não trazer as clássicas “Metal Militia", "Seek & Destroy" e "Jump In The Fire". Mas, na média, é um grande registro ao vivo e que, mais uma vez, comprova que a mistura do peso do Heavy Metal e a música erudita dá muito certo. Que diga o Kiss que quatro anos depois lançou o também ótimo "Kiss Symphony: Alive IV".

Abaixo, a ficha técnica e o tracklist do álbum.

Álbum: S&M
Intérprete: Metallica
Lançamento: 23 de novembro de 1999
Gravadora: Elektra
Produtores: Bob Rock, James Hetfield, Lars Ulrich e Michael Kamen
James Hetfield: voz e guitarra
Lars Ulrich: bateria
Kirk Hammett: guitarra
Jason Newsted: baixo
Michael Kamen: regência
Jeremy Constant (Concertmaster), Melissa Kleinbart, Naomi Kazama, Victor Romasevich, Diane Nicholeris, Florin Parvulescu, Yukiko Kurakata, Kelly Leon-Pearce, Rudolph Kremer, Connie Gantsweg, Catherine Down e Philip Santos: violinos principais
Paul Brancato (Principal), Chumming Mo Kobialka, Kum Mo Kim, Enrique Bocedi, Michael Gerling, Yasuko Hattori, Frances Jeffrey, Bruce Freifeld e Daniel Kobialka, Daniel Banner: violinos secundários
Geraldine Walther (Principal), Yun Jie Liu, Doo Ehrlich, Gina Feinauer, David Gaudry, Christina King, Seth Mausner e Nanci Severance: violas
David Teie (Principal), Barara Bogatin, Jill Rachuy Brindel, David Goldblatt, Anne Pinsker, Peter Shelton, Judiyaba e Richard Andaya: violoncellos
Larry Epstein (Principal), Stephen Tramontozzi, William Ritchen, Chris Giibert, S. Mark Wright e Charles Chandier: baixos
Paul Renzi (Principal), Linda Lukas e Catherine Payne: flautas
Eugene Izotov (Principal), Pamela Smith e Julie Ann Giacobassi: oboés
Luis Beez (Principal), Sheryl Renk e Anthony Striplen: clarinetas
Stephen Paulson (Principal), Rob Weir e Steven Braunstein: fagots
Robert Ward (Principal), Bruce Roberts, Jonathan Ring, Douglas Hull, Jim Smesler, Eric Achen e Joshua Garrett: trompa
Glenn Fischthal (Principal), Craig Morris, Chris Bogios e Andrew McCandless: trompetes
Paul Welcomer (Principal), Tom Hornig, Jeffrey Budin e John Engelkes: trombones
Pener Wahrhaftig: tuba
Douglas Rioth: harpa
David Herbert: timbale
Raymond Froehlich (Principal), Anthony J. Cirone, Tom Hemphill e Arnie Storch: percussão
Marc Shapiro: teclados

CD 1:
1. The Ecstasy Of Gold (Morricone)
2. The Call Of Ktulu (Hetfield / Ulrich / Burton / Mustaine)
3. Master Of Puppers (Hetfield / Ulrich / Burton / Hammett)
4. Of Wolf And Man (Hetfield / Ulrich / Hammett)
5. The Thing That Should Not Be (Hetfield / Ulrich / Hammett)
6. Fuel (Hetfield / Ulrich / Hammett)
7. The Memory Remains (Hetfield / Ulrich)
8. No Leaf Clover (Hetfield / Ulrich)
9. Hero Of The Day (Hetfield / Ulrich / Hammett)
10. Devil’s Dance (Hetfield / Ulrich)
11. Bleeding Me (Hetfield / Ulrich / Hammett)

CD 2:
1. Nothing Else Matters (Hetfield / Ulrich)
2. Until It Sleeps (Hetfield / Ulrich)
3. For Whom The Bell Tolls (Hetfield / Ulrich / Burton)
4. Minus Human (Hetfield / Ulrich)
5. Wherever I May Roam (Herfield / Ulrich)
6. The Outlaw Torn (Hetfield / Ulrich)
7. Sad But True (Hetfield / Ulrich)
8. One (Hetfield / Ulrich)
9. Enter Sandman (Hetfield / Ulrich / Hammett)
10. Battery (Hetfield / Ulrich)

Equipe Brazil Magnetic

Leia também

0 comentários

Postagens Populares

brazil magnetic

Fã-Clube Brasileiro Oficial do Metallica - Local Chapter #475. Brazilian Official Metallica Fan Club - Local Chapter #475.

Formulário de contato